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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FAA quer que o Boeing 747-8 seja à prova de hackers

Novo modelo deve estar em conformidade com as determinações da agência


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No início de janeiro, a U.S. Federal Aviation Administration (FAA) divulgou suas "condições especiais" para o novo Boeing 747-8 visando se certificar de que a alta tecnologia de rede seja à prova de hackers.

O 747-8 foi criado para ser uma versão mais eficiente e poderosa do que os outros modelos do 747. De acordo com a FAA, ele terá recursos associados com sua arquitetura e conectividade dos sistemas de computação e rede, o que permitirá o acesso a redes e computadores externos.

A agência informou que a arquitetura de sistemas digitais do 747-8 será composta por diversas redes conectadas e poderá fazer interface com controles relacionados à segurança do voo, sistemas de comunicação e navegação, informações dos passageiros e sistemas de entretenimento e mais.

Basicamente a FAA está preocupada com o fato de que o 747-8 esteja vulnerável e que os regulamentos não contenham padrões adequados ou apropriados para a segurança, o que fez com que a agência divulgasse suas condições especiais.

"A arquitetura e configuração da rede pode permitir que terceiros explorem falhas de segurança na rede", informou a FAA. "Isto pode resultar, intencionalmentee ou não, em destruição, interrupção, degradação ou exploração de dados, sistemas e redes críticas para a segurança e manutenção do avião".

Boeing 747-8
Como resultado, as condições especiais da FAA para o 747-8 determinam que a Boeing deve se certificar de que ele tenha proteção para o sistema eletrônico de segurança do controle de domínio do avião e que ele esteja protegido contra acesso não autorizado.

Além disso a Boeing deve se certificar de que as ameaças ao sistema eletrônico de segurança vindas de fontes externas devem ser identificadas, avaliadas e que estratégias para a proteção do sistema eletrônico de segurança sejam implementadas para proteger o avião.
Para a Boeing, esta não deve ser a primeira vez que a FAA se preocupa com s segurança digital de sua nova geração de aviões. O 787 Dreamliner, que teve seu primeiro voo em dezembro e deve entrar em operação comercial até o final de 2010, também foi alvo deste tipo de preocupação.

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