-->
-->
Pesquisa personalizada

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pictionaire: o sucessor do Surface?

Pesquisadores dão uma boa turbinada no Surface


Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras
Primeiro veio o Microsoft "Surface", um computador em forma de mesa com suporte para multitoque. Agora surgiu o "Pictionaire", que foi desenvolvido com a colaboração de pesquisadores da Microsoft e da Universidade da Califórnia.

Apesar do desenvolvimento do Pictionaire, a Microsoft não planeja incorporar sua tecnologia experimental em algum produto. O Pictionaire é o nome de um novo tipo de mesa colaborativa que usa câmeras para digitalizar imagens de itens colocados sobre ela, permitindo que os usuários trabalhem em conjunto usando seus recursos multitoque.

O projeto foi discutido em um artigo publicado recentemente (download do documento em PDF
aqui) e um vídeo está disponível como parte dos procedimentos da ACM  Conference (Association of Computing Machiner) 2010. A conferência será realizada em Savannah, Geórgia, do dia 6 ao dia 10 de fevereiro.

Clique na imagem para ver o vídeo ou faça
o download dele em: WMV | MP4 | MOV

 
O aparelho, que atualmente é baseado em uma versão do Windows Vista, é uma mesa com uma superfície de trabalho de 1,21 m x 1,82 m, de acordo com o vídeo e o documento. Inicialmente o Pictionaire é voltado para designers que trabalham nos mundos físico e digital.

O Microsoft Surface já está sendo implementado em diversas aplicações comerciais e de revenda, incluindo na própria Microsoft Store.

Digitalizando itens físicos e imagens

O Pictionaire usa uma câmera de alta resolução e um projetor localizado acima da mesa para fornecer a captura de imagens e os recursos para sua exibição, enquanto que duas câmeras infravermelhas e iluminação infravermelha montadas na parte de baixo detectam os toques e gestos de uma maneira similar ao sistema empregado no Microsoft Surface.


Os usuários podem colocar itens físicos e imagens na superfície do Pictionaire para que a câmera e os dispositivos eletrônicos associados façam sua digitalização e transfiram as imagens capturadas para o sistema. Múltiplos aparelhos, como mouses e teclados sem fio, podem ser colocados na superfície do Pictionaire para que possam ser usados para controlá-lo ou para entrada de dados em um ambiente multi-usuário.


Usando gestos multitoque como o ato de arrastar e soltar um item digitalizado permite que os usuários organizem materiais, executem tarefas como alinhamento de imagens ou criação de animações. As imagens digitalizadas também podem ser destacadas ou podem receber anotações.


Os cientistas do Microsoft Research e da Universidade da Califórnia testaram o sistema com a ajuda de 16 designers profissionais com resultados positivos. Mesmo assim, não espere ver o Pictionaire em empresas de design tão cedo.


"Não existem planos comerciais para o projeto", disse um porta-voz da Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário